Informamos os nossos utentes que os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) só poderão ser entregues nos seguintes concelhos: Porto, Vila Nova de Gaia , Valongo , Matosinhos, Maia e Gondomar
O Fenistil gotas orais pertence a um grupo de medicamentos designados por antihistamínicos, que são utilizados no alívio de sintomas alérgicos cutâneos. Fenistil gotas orais está indicado nas seguintes situações: - Tratamento sintomático de reações alérgicas cutâneas: urticária e prurido (comichão) associado a eczemas e dermatites, se o seu médico lhe diagnosticou estas condições anteriormente. - Tratamento sintomático do prurido (comichões) de várias causas: prurido endógeno, doenças eruptivas, como a varicela, com diagnóstico médico prévio; - Picadas de insetos; - Tratamento sintomático da rinite alérgica perene ou sazonal, se o seu médico lhe diagnosticou esta condição anteriormente. Em caso de agravamento ou persistência dos sintomas após 3 dias, consulte o seu médico.
Modo de Utilização
Adultos e crianças com mais de 12 anos de idade: A dose usual é de 3 a 6 mg, o que corresponde a 20 - 40 gotas de Fenistil gotas orais, 3 vezes por dia. Em doentes com tendência para a sonolência, deve prescrever-se 40 gotas de Fenistil ao deitar e 20 gotas ao pequeno-almoço. Crianças: A dose diária habitual é de cerca de 0,1mg/kg de peso. Assim, a posologia usual é a seguinte: - Crianças de 1 mês a um ano de idade (apenas após indicação médica): 3 a 10 gotas, três vezes por dia; - Crianças de 1 a 3 anos de idade: 10 a 15 gotas, três vezes por dia; - Crianças de 3 a 12 anos de idade: 15 a 20 gotas, três vezes por dia; *20 gotas de Fenistil gotas orais correspondem a 1 ml, ou seja, 1 mg de maleato de dimetindeno.
Lista de Ingredientes
A substância ativa é o Maleato de Dimetindeno. Cada ml contém 1mg de maleato de dimetindeno. Os outros componentes são: Fosfato dissódico dodeca-hidratado, ácido citríco monohidratado, ácido benzoico, edetato de sódio, sacarina sódica, propilenoglicol, água purificada.
Precauções
Não tome Fenistil gotas orais: - Se tem alergia (hipersensibilidade) à substância ativa ou a qualquer outro componente deste medicamento; - Recém-nascidos com menos de 1 mês de idade, sobretudo se prematuros. Contacte o seu médico ou farmacêutico se as condições acima se aplicarem, uma vez que Fenistil não está indicado nestas circunstâncias. Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Fenistil gotas orais se sofrer de glaucoma, se tiver dificuldade em urinar devido ao aumento de tamanho da próstata ou se sofrer de epilepsia. Se alguma destas condições se aplicar não tome Fenistil sem contactar o seu médico. Não deve tomar Fenistil, exceto se foi recomendado pelo médico, se estiver a tomar algum dos seguintes medicamentos: - antidepressivos, - anticolinérgicos (medicamento para os espasmos abdominaise de estômago), - sedativos, tranquilizantes ou indutores do sono, - anticonvulsivos (medicamentos para a epilepsia). Tal como outros anti-histamínicos, o Fenistil gotas orais pode potenciar os efeitos do álcool. Crianças e adolescentes Em crianças mais novas, os anti-histamínicos foram relatados como produzindo possivelmente excitabilidade. Não administrar Fenistil gotas orais em crianças com idades compreendidas entre 1 mês e 1 ano, a menos que prescrita por um médico. Não exceda a dose recomendada. Gravidez e amamentação Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento. Se está grávida não use Fenistil, a não ser por indicação médica. Fenistil não está recomendado durante o aleitamento. Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Condução de veículos e utilização de máquinas Tal como outros antihistamínicos, Fenistil pode causar em alguns doentes cansaço e diminuir o alerta mental. Se isto acontecer, os doentes devem evitar conduzir ou realizar outras tarefas exigindo um elevado estado de alerta (e.g. operação de máquinas).