Informamos os nossos utentes que os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) só poderão ser entregues nos seguintes concelhos: Porto, Vila Nova de Gaia , Valongo , Matosinhos, Maia e Gondomar
Evacol é um medicamento não sujeito a receita médica, indicado em casos de obstipação e em situações que requerem defecação facilitada.
Descrição Detalhada
A obstipação é um problema ocasional em algumas pessoas. Acontece quando as ações musculares normais no intestino (intestino grosso) abrandam, fazendo com que o conteúdo intestinal não seja facilmente eliminado.
O que pode provocar obstipação?
- Alteração repentina dos hábitos alimentares
- Uma dieta pobre em fibra
- Perda de tónus muscular intestinal em pessoas mais velhas
- Gravidez
- Medicamentos como a morfina ou a codeína
- Acamados
- Falta de exercício físico
Modo de Utilização
Por ser em gotas orais, solução, é fácil de tomar e simples de dosear, permitindo um ajuste da dose em função da necessidade individual de cada pessoa.
O Evacol deve ser tomado à noite para produzir o efeito esperado na manhã seguinte.
Posologia para adultos: A dose diária recomendada para adultos é 10- 20 gotas (5 - 10 mg).
1. Conte as gotas para uma colher para administrar a solução oral.
2. Segure o frasco para baixo com o conta-gotas apontando para baixo na vertical e aperte suavemente o frasco.
A velocidade de gotejamento não deve exceder as 2 gotas por segundo.Se uma gota contém bolha de ar, não a conte e deite uma gota adicional.
Durante a toma deste medicamento, beba bastante água durante o dia. Deste modo irá evitar que fique desidratado.
Não tome Evacol durante mais de 3 dias seguidos.
Modo de Acção
Evacol é um laxante de contacto com ação rápida e previsível, que contém picossulfato de sódio como substância ativa, que estimula a defecação, reduz o tempo de trânsito intestinal e amolece as fezes.
Precauções
- Contraindicado em doentes com íleo, obstrução intestinal, situações abdominais agudas, incluindo apendicite, doença inflamatória aguda do intestino e dor abdominal grave associada a náuseas e vómitos, desidratação grave, e em caso de conhecida hipersensibilidade a qualquer componente ou condições hereditárias graves que possam ser incompatíveis com os componentes do medicamento.
- As crianças não devem utilizar Evacol sem aconselhamento médico.
- Contém sorbitol: se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.
- Manter fora da vista e do alcance das crianças.
- O Evacol não deve ser tomado de uma forma contínua e diária ou por longos períodos de tempo, sem ser investigada a causa da obstipação.
- Se não se sentir melhor ou se piorar após 3 dias, tem de consultar um médico.